Andanças 2015


A minha mente tende a descrever os festivais de verão como sendo compostos por um cartaz que começa ao final da tarde e se arrasta noite dentro, com zonas de campismo que parecem campos de guerra, e onde, a uma distância enorme se encontra algum “spot” onde passar as horas mortas - normalmente uma praia ou um rio.
O Andanças é em tudo diferente… É um festival que promove a música e dança popular, enquanto meios de aprendizagem e intercâmbio de saberes e culturas entre gerações, resultado das sinergias que se geram entre os cidadãos do mundo ávidos de saberes.
Imaginem um festival em que os artistas chegam da mesma maneira que as restantes pessoas, acampam no meio delas e metem conversa com elas… As bandas com enorme qualidade, essencialmente de estilos folk, tornam os workshops e as noites mágicas com as suas sonoridades.. não percebo porque não passam na rádio, até porque não se trata de nada experimental nem são difíceis de ouvir. As manhãs e tardes proporcionam-nos a aprendizagem dos vários estilos de dança... à noite, chega a hora de praticar o que se aprendeu nos bailes. O festival, no entanto, não se resume a workshops de dança e bailes… há contadores de histórias, workshops de costura, de massagem, de yoga, construção de instrumentos, aulas de instrumentos, atividades de pintura e muito mais.
Dentro do recinto parece que todas as pessoas foram picadas pelo bichinho da tranquilidade… não existe hostilidade e todos fazem as coisas com boa disposição, disponibilidade e vontade de ajudar. O conceito de ecologia é levado a sério, não só através de pontos de separação do lixo, como o facto de não existirem copos ou pratos de plástico. No início compra-se a famosa caneca de alumínio que nos acompanha durante todo o festival, sendo que o dinheiro é devolvido se a voltarmos a entregar no final. Tudo é produzido com materiais e alimentos existentes num raio de 30 km da região. Este cuidado torna as pessoas conscientes, motivo pelo qual não se vê lixo no chão, merecendo definitivamente um grande elogio à organização.
Enfim, um evento que promove o folclore dos vários povos e sua etnografia, recheado com cultura e vontade de preservação do conhecimento. (TS)


Comentários